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Sistematizando 

Gramática latina

 

Flexão nominal

Os casos e as suas funções:

NOMINATIVO — sujeito

VOCATIVO — vocativo

GENITIVO — complemento determinativo

ACUSATIVO  — complemento directo

DATIVO — complemento indirecto

ABLATIVO — complementos circunstanciais (alguns)

 

1. Os nomes que apareceram nas lições anteriores, masculinos e femininos, integram-se em duas declinações — a 1ª e a 2ª, tema em – a e tema em – o

2. O tema encontra-se no genitivo do plural, retirando a terminação do caso. Assim:

2.1. Genitivo do plural: discipulorumretirando a terminação de genitivo – rum, fica-nos discipulo-  — dizemos, então, que a palavra é de tema em –o

2.2. Genitivo do plural: uitarumretirando a terminação de genitivo – rum, fica-nos uita-  — dizemos, então, que a palavra é de tema em –a

 

3. Declinar é dizer todos os casos de uma palavra.

4. Na primeira declinação agrupam-se as palavras de tema em – a

5. Na segunda declinação agrupam-se as palavras de tema em - o

 

Enunciamos um nome dizendo o nominativo e o genitivo do singular (como se apresenta no dicionário) e assim ficamos a saber a que declinação ele pertence.

Exemplo:

1ª declinação — tem o genitivo do singular em – ae :

uita, uitae : vida

femina, feminae: mulher

aqua, aquae : água

puella, puellae : menina, rapariga

aduena, aduenae : estrangeiro

 

ou indicando o genitivo apenas pela terminação:

 

discipula, ae : aluna

magistra, ae : professora

silua, ae : floresta

domina, ae : senhora

dea, ae : deusa

nauta, ae : marinheiro

 

 

—    Como se pode ver, nem todas as formas apresentam a vogal temática – a, porque houve evolução fonética ao juntar a desinência do caso ao tema.  

        Por isso se sublinham as terminações

—    O vocativo é, em geral, igual ao nominativo

—    A fixar especialmente: a desinência do acusativo do singular é o  - m ; do acusativo do plural é – s

—    Há casos diferentes com a mesma terminação, por isso é só no contexto, pela análise da frase, que podemos distinguir e saber em que caso a palavra se encontra

 

Exercícios de aplicação

A. Analisar e traduzir:

1. Nauta scapham habet (tem).                 [ scapha : barco ]

2. In ora scapha pulchra est.

3. Nauta scapham pulchram habet.

4. Nauta in pulchra scapha nauigat.

B. Preencher os espaços com a forma correcta:

1. Roma ........................... patria est.  [ pulchra,  saeuam, amoenae ]

2. Aduenae multas ..................... uident.[ uia , statuas, deae] ;

3. In ora nautae.............................  . [ est, nauigat , dormiunt ]

4. Nautae lupam in ................... uident. [ uiae, siluas, oram, silua ]

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publicado às 00:32


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6 comentários

De Daniel a 22.03.2014 às 21:11

Exercícios de aplicação
A. Analisar e traduzir:
1. Nauta scapham habet (tem). [ scapha : barco ]
O marinheiro tem um barco.
2. In ora scapha pulchra est.
Na praia o barco é bonito.
3. Nauta scapham pulchram habet.
O marinheiro tem um belo barco.
4. Nauta in pulchra scapha nauigat.
O marinheiro navega num lindo barco.

B. Preencher os espaços com a forma correcta:
1. Roma ......pulchra..................... patria est. [ pulchra, saeuam, amoenae ]
2. Aduenae multas ........statuas............. uident.[ uia , statuas, deae] ;
3. In ora nautae..........dormiunt................... . [ est, nauigat , dormiunt ]
4. Nautae lupam in ........silua........... uident. [ uiae, siluas, oram, silua ]

De isa a 22.03.2014 às 21:41

Muito bem. Apenas corrijo, no Grupo A, a tradução da frase 2 — fica mais lógico e mais correcto: "Na praia há um barco bonito" ou "Há um barco bonito na praia". Como já vimos antes, a forma verbal "est" pode ser traduzida por "é" , "está" ou "há" — é o mesmo verbo para SER, ESTAR e HAVER

De Anónimo a 22.03.2014 às 21:32

Quais foram as alterações na formação do ablativo plural?

De isa a 22.03.2014 às 21:53

No ablativo do plural a desinência do caso era - is , que, ao juntar-se ao tema em - a, levou a uma contracção das vogais, vindo a dar a terminação - is, apenas. Seria femina - is > feminais > feminis

De Luís a 01.04.2014 às 21:24

Há algum modo bem simples para memorizar as declinções? Como uma música?

De isa a 03.04.2014 às 16:42

A solução é mesmo decorar, através de exemplos vários, comparando cada caso, com tempo... Memorizar faz bem!

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